TRABALHO PRÁTICO DE AVALIAÇÃO
DESENHO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA

1999/2000

Cenas a 2D


 Faça um programa para desenhar no écran uma cena (paisagem rural ou urbana, por exemplo) constituída por segmentos de recta, polígonos ou outras figuras simples armazenadas num ficheiro cujo nome é dado pelo utilizador.
 Os comandos (mínimos obrigatórios) do programa serão:

0. Sair
1. Ler cena de ficheiro
2. Enquadrar
3. Zoom (out ou in)
4. Deslocar (para a esq./dir./cima/baixo)
 Deve ser construída e apresentada uma cena exemplo. No ficheiro deve ser possível especificar a cor de cada elemento da cena e a escala ser uma qualquer escolhida pelo utilizador.
 Deve ainda entregar um relatório resumido (uma folha A4) com a especificação (formatação) do ficheiro utilizado pelo programa.
 A cena a construir pode consistir numa paisagem urbana (casas, ruas, postes de iluminação, carros, etc.), numa paisagem rural (árvores, montanhas, rio, erva, animais, casas isoladas, etc.), ou outra à sua escolha.

 Exemplos de extras:

Outras primitivas gráficas como, por exemplo, circunferências e elipses.
Poder alterar a cor do fundo.
Especificação, no ficheiro, de diversos atributos das primitivas gráficas como, por exemplo, espessura de linhas, tipo de traços (contínuo, interrompido, traço-ponto, etc.) ou tipo de enchimento (fill).
Utilizar o GLUT (OpenGL Utility Toolkit).
Cenas a 3D.


Bom trabalho!