AULAS PRÁTICAS
2000 – 2001
Desenho e Computação Gráfica
MicroStation95:
Backup
microstation95.zip
(para uso INTERNO do DEE)
Tutorials do
MicroStation95
(para uso INTERNO do DEE)
:
MicroStation95-Tutorial-WorkBook (.pdf)
se o Acrobat Reader não correr dentro do Netscape usar
links directos
MicroStation95-Modeler (.pdf)
se o Acrobat Reader não correr dentro do Netscape usar
links directos
Aulas de Desenho:
1ªaula:
Apresentação e video sobre computação gráfica.
Introdução ao MicroStation 2D, desenho das vistas de uma peça simples.
2ªaula:
Método Europeu
peça n1 da página 42
Desenho das vistas no papel.
Desenho das vistas cotadas no MicroStation 2D.
3ªaula:
peça n2 da página 113
Completar a vista que falta.
Desenho da perspectiva isométrica no papel.
Desenho da peça no MicroStation 3D.
4ªaula:
peça n1 da página 117
Completar a vista que falta.
Desenho da peça no MicroStation 3D.
Desenho da perspectiva cavaleira no papel.
peça n2 da página 117
Completar a vista que falta.
Desenho da peça no MicroStation 3D.
Desenho da perspectiva cavaleira no papel.
5ªaula:
peça n3, n2 e n1 da página 118
Completar a vista que falta.
Desenho da peça no MicroStation 3D.
TPC: Desenho no papel das vistas cotadas.
6ªaula:
MicroStation 3D-->folha com vistas cotadas
peça n6, n7 e n8 da página 117
Completar a vista que falta.
Desenho da peça no MicroStation 3D, -->folha com vistas cotadas.
TPC: Desenho no papel da perspectiva isométrica.
7ªaula:
TESTE MicroStation 3D
8ªaula:
MicroStation 3D-->folha com vistas cotadas
peça n5, n6, n7 e n8 da página 118
Completar a vista que falta.
Desenho da peça no MicroStation 3D, -->folha com vistas cotadas.
TPC: Desenho no papel da perspectiva cavaleira.
9ªaula:
aula de dúvidas (facultativa)
Desenho de peças no MicroStation 3D, -->folha com vistas cotadas.
10ªaula:
TESTE MicroStation 3D -> folha com vistas cotadas
Aulas de Computação gráfica:
11ªaula:
OpenGL
12ªaula:
OpenGL
Computação Gráfica com OpenGL:
referência das funções do OpenGL
GLUT - OpenGL Utility Toolkit
Especificação da versão 3 do GLUT (HTML)
Especificação da versão 3 do GLUT (.pdf)
Intruções para trabalhar com o GLUT em Win95/98:
Ficheiros
dll
para Win95
e includes e lib para o
Microsoft Visual C++
:
copiar
.dll
para
c:\windows\system
copiar
.h
para
c:\Program Files\Microsoft Visual Studio\VC98\Include\GL
copiar
.lib
para
c:\Program Files\Microsoft Visual Studio\VC98\Lib
Project Settings no Microsoft Visual C++
Intruções para trabalhar com o GLUT em Unix:
Num terminal X basta fazer
make nome-do-programa
e
./nome-do-programa
para executar
Makefile
a copiar para a directoria
Para por o windows a funcionar como terminal X:
Start/Programs/Xwinpro/Xsession
telnet alumni2
login, password
setenv DISPLAY lai2-#:0.0
(#-numero do computador em que está a trabalhar)
xterm&
Translações e Rotações 3D:
Transformações Geométricas
(site:
Computação Gráfica
)
Lecture 4: Three Dimensional Rotations
The Mathematics of the 3D Rotation Matrix
Transformações no OpenGL
tranformation.exe
+
data.zip
Projecções no OpenGL
projection.exe
+
data.zip
programa simples de teste
exemplos:
examples
mesademos
(...)Trabalho Prático
Acrobat Reader (para ver .pdf)
Última actualização no dia 18 Maio de 2001 por
Jorge Lobo
.
Para dúvidas e comentários email
jlobo@dee.uc.pt