Participação em projectos de I&D


Como membro da equipa de investigação

Consultoria na preparação da candidatura e acompanhamento das medidas aprovadas, a apresentar pela EDP Distribuição à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo. Entidade Financiadora: EDP. Mar/2008 – Jan/2012

Consultoria na preparação da candidatura e acompanhamento das medidas aprovadas, a apresentar pela EDP Distribuição à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo. Entidade Financiadora: EDP. Mai/2006 – Dez/2008

Modelos Multiobjectivo em Problemas de Avaliação de Eficiência Energética. FCT (PTDC/ENR/64971/2006). 01/10/2007 – 30/09/2010.

Modelos Multi-Objectivo Para Apoio À Tomada De Decisões Num Mercado De Electricidade Em Transformação. Projecto Nº POCTI/ESE/38422/2001. 01/07/2002 – 31/7/2006.

Como objectivos principais do projecto destacam-se:

Desenvolvimento de uma plataforma e métodos de modelação e/ou simulação de medidas de transformação de mercado, com identificação de factores que influenciam a sua implementação. Ênfase especial deve ser colocada nas medidas de transformação de mercado, devendo ser realçada a identificação de metodologias de avaliação uma vez que este tipo de medidas só apresenta normalmente efeitos a médio e longo prazo e o universo alvo é todo o mercado.

Aplicação de modelos de usos finais, onde a definição de novos métodos de modelação ou o aperfeiçoamento dos existentes é de importância crucial para uma mais larga aplicabilidade da ferramenta.

Desenvolvimento de um modelo multiobjectivo para auxílio na tomada de decisão acerca do tipo de medidas a implementar. Neste cenário será possível avaliar, segundo critérios vários, as diferentes medidas quer individualmente quer em grupo, possibilitando uma análise extensiva de, por exemplo, medidas de condicionamento da procura com e sem medidas de transformação de mercado.

Este projecto foi financiado pela FCT - POCTI/ESE/38422/2001, devendo decorrer entre Julho 2002 - Junho 2005. 

 

Avaliação Simulada de Alternativas de Organização da opção bi-horária do Tarifário de Baixa Tensão (1998).

Este projecto, realizado para a Entidade Reguladora do Sector Eléctrico (ERSE), visava estabelecer um quadro de análise de alternativas de implementação da tarifa bi-horária para os consumidores de baixa tensão, tendo em vista um equacionamento mais informado da implementação desta opção no futuro Regulamento Tarifário.

 

RUESC - Rational Use of Energy Sources in Cities through Demand-Side Management (Utilização Racional de Fontes de Energia em Cidades através de Condicionamento da Procura de Energia) (1998/99)

Os principais objectivos do projecto são o aumento da eficiência do uso de energia em cidades com uma melhor utilização dos recursos energéticos e dos equipamentos, através de instrumentos de condicionamento da procura (DSM). Foram levadas a cabo diversas acções, tais como caracterização de consumos com recolha de dados (agregados e de consumidores finais), avaliação do potencial de acções de DSM, implementação de experiências-piloto de condicionamento de procura. O projecto foi realizado em parceria com o instituto de investigação IITB de Dresden, as universidades de Roma (La Sapienza), de Valencia e de Murcia e ainda a CENEL

 

CIPA - Computer-aided energy management and process control functions for the stabilization of the interconnected power systems of the Baltic States (1994/96)

O CIPA foi um projecto transnacional no âmbito do programa comunitário COPERNICUS e foi realizado em parceria com o IITB-Dresden da Fraunhofer Geselschaft, o DC Baltija (centro de despacho do sistema de redes interligadas no Noroeste da ex-URSS) e com o ITEF (Instituto de I&D da Academia de Ciências da Estónia). O objectivo do projecto consistiu em contribuir para a definição de estratégias de controlo da rede eléctrica do NW da ex-URSS que ajudassem a resolver problemas sérios gerados por desequilíbrio entre oferta e procura de energia. A contribuição do INESC lidou com o tema do condicionamento da procura.

 

CHC – Caracterização de consumos de electricidade para a promoção da eficiência energética no Centro Histórico de Coimbra (1997/98)

O projecto desenvolvido para a EDP, visou caracterizar hábitos de consumo e diagramas de carga típicos de classes de consumidores no centro histórico de Coimbra. Permitiu, também, conceber um conjunto de intervenções de condicionamento da procura de energia eléctrica passíveis de aplicação na zona alvo do projecto e que serviriam de acções piloto para outras mais abrangentes, tendo sido efectuado um levantamento, junto dos consumidores abrangidos, relativo à receptividade a atitudes e medidas de utilização racional de energia eléctrica.

 

C4 - Caracterização de consumos de electricidade em Baixa Tensão na cidade de Coimbra (1996/97)

O objectivo principal deste projecto de caracterização, desenvolvido em parceria com a CENEL – empresa distribuidora do grupo EDP-, consistiu no incremento do conhecimento, por parte da distribuidora, da estrutura da procura de electricidade, perspectivas e expectativas dos consumidores, incluindo as atitudes face à utilização racional de energia, para pré-avaliar o respectivo potencial. A recolha de dados realizada, permitiu a caracterização de alguns diagramas de carga médios de usos finais e agregados (conjuntos de consumidores).

 

ADCE – Apoio à Decisão na Compra de Electricidade (1993/94)

O objectivo do projecto consistiu no desenvolvimento e implementação de uma ferramenta computacional destinada ao apoio na compra de energia eléctrica -ADCE. Suporta num análise económica, com base em informação sobre os padrões de consumo, de diferentes opções tarifárias e produz informação gráfica e alfanumérica necessária para essa análise. Este software foi desenvolvido ao abrigo de um acordo contratual do INESC com a DGE.

 

Picopot – PICo de POTência (1990/92)

Participou no aperfeiçoamento de um controlador de ponta, PICOPOT -PICO de POTência-, desenvolvido por uma empresa do norte do país, no âmbito do projecto AGACE2 (financiado pelo PITIE), tendo o trabalho sido realizado no DEE da FCTUC enquanto centro de investigação subcontratado pela empresa. Neste contexto, foi realizado um estudo detalhado de caracterização de desempenho do PICOPOT recorrendo ao ambiente de simulação SIMCA tendo resultado em melhorias significativas no algoritmo de controlo implementado no PICOPOT.